O mercado imobiliário depende de diversos aspectos. E um dos mais importantes, sem dúvidas, são seus clientes. Assim sendo, entender os conceitos de público-alvo e personas é algo fundamental para criar ações de marketing eficientes. Além disto, ao ter clara a forma como ambas as definições se diferenciam torna-se mais fácil trabalhar com cada uma delas em prol de seus resultados. Veja mais detalhes sobre o tema a seguir, e entenda como a 99Web pode ajudá-lo.
Principais aspectos por traz do termo persona
De forma geral, as personas dizem respeito a construção de clientes ideais para sua imobiliária, com características específicas. São perfis mais complexos que o público-alvo, sobretudo porque:
- Abrange uma série de aspectos como idade, condição econômica, atual situação de vida e objetivos em geral deste tipo de cliente;
- Leva em conta traços de personalidade, de forma que seja possível compreender quais são as inclinações que os levam a procurar imóveis;
- Este perfil fictício se aproxima da realidade de diferentes tipos de pessoa. A partir destas informações é possível traçar estratégias de marketing que alcancem diferentes clientes.
Se você quiser entender mais sobre o conceito de personas, já falamos sobre ele aqui (link para o artigo personas). E partindo de um âmbito específico, para uma linha mais geral, se faz presente o conceito de público-alvo. É hora de entender o que o caracteriza.
A lógica por trás do conceito de público-alvo
Como já foi citado, ao contrário do termo persona o público alvo tem uma dimensão mais macro de seus clientes. Assim sendo, há alguns fatores que tornam este termo específico:
- O público-alvo leva em conta todos os tipos de clientes que a sua imobiliária pode vir a ter. Assim sendo, não há uma especificação muito grande com relação aos seus perfis;
- Outra característica importante é que os critérios adotados para tratar de seu público-alvo são divididos por faixas etárias, gênero, região, profissão e estado civil, entre outros;
- Como englobam características mais gerais, as estratégias gerais em cima deste perfil se baseiam em variáveis demográficas, econômicas e sociais, acima de tudo.
É importante ter em mente que as noções sobre personas e público-alvo devem ser trabalhadas de forma correta. Para respeitar adequadamente as particularidades de cada conceito, contar com a equipe de profissionais de marketing certo para sua imobiliária acaba sendo fundamental.
Os diferenciais da 99Web
Uma das coisas mais importantes a respeito de nosso trabalho é que somos referência para o setor imobiliário. Desta forma, ao contar conosco para desenvolver estratégias de marketing tanto para personas quanto para público-alvo, você terá benefícios como:
- Uma gama de soluções em marketing de conteúdo, tanto em forma de conteúdos textuais como visuais. Trabalhamos com vídeos para sua imobiliária destacar todos os produtos e serviços de que dispõe;
- Reunimos a expertise de vários profissionais capacitados, de forma que encontraremos a solução em prol dos resultados de sua imobiliária;
- Nossos produtos e serviços aliam as mais avançadas técnicas de marketing digital, com foco na produção dos melhores conteúdos para o setor imobiliário.
O mercado de imobiliárias é bastante concorrido, de forma que contar com ferramentas que sejam diferenciadas é a chave do sucesso. Nós da 99Web sabemos disto. Por isto queremos ajudar você com todas as questões que envolvem a criação de personas e o direcionamento de marketing para o seu público-alvo.
Pequenos detalhes que fazem a diferença
Pensando tanto em aspectos de personas quanto de seu público-alvo, torna-se necessário que haja estratégias específicas para cada tipo de perfil. Assim sendo, é preciso observar detalhes que fazem parte de cada um destes universos. Para isto, dê atenção aos seguintes detalhes:
- As personas são tratadas de forma individual, enquanto o público-alvo é direcionado a um grupo específico de pessoas;
- O público-alvo pode abranger de forma geral diversos tipos de persona, sobretudo quando são realizadas estratégias de marketing mais amplas;
- Investir em personas tem como prioridade principal captar a atenção de novos clientes. Já o público-alvo é composto, em sua maioria, por quem está fidelizado pela imobiliária;
- A forma de trabalhar com uma persona está mais relacionada com uma comunicação de nível pessoal e direta. Já o público-alvo pode ser alcançado com um marketing abrangente.
Para que seja possível pensar em aplicar as melhores estratégias em cada caso, o mais importante é entender as técnicas de comunicação mais indicadas para cada uma delas.
Aproximando-se de personas e público-alvo
Ao ter o serviço de uma empresa como a 99Web para ajuda-lo, conhecer os recursos de marketing mais adequados para personas e para o público-alvo também faz diferença. Por isto, algo que deve ser do conhecimento geral das imobiliárias incluem fatores como:
- As estratégias de estreitar laços com personas, por meio de recursos como e-mail marketing e abastecimento de informações qualificadas;
- Por outro lado, para auxiliar com seu público-alvo fazer um blog com conteúdos que tenham informações em geral e produtos como vídeos são melhores opções;
- Em ambos os casos, é importante mensurar os resultados e ver o que está trazendo mais benefícios e o que precisa ser revisto em suas estratégias.
Assim sendo, as técnicas de aproximação podem modificar de acordo com os perfis de clientes que sua imobiliária pretende alcançar. Porém, não se esqueça de que tudo deve ser bem planejado e pensado anteriormente. Por isto que ter o auxílio técnico adequado fará toda a diferença.
Outros destaques importantes para se considerar
Depois de ter um panorama geral sobre as personas e o público-alvo que compõem o universo de seu negócio, é hora de colocar os melhores planos em prática para alcança-los. É importante que haja um bom planejamento técnico e estratégico. Não deixe de contar com o suporte da 99Web para atingir os resultados que você almeja.
Por fim, lembre-se de que há a comunicação é o maior segredo para se ter sucesso. Isto vale tanto para o setor imobiliário quanto para qualquer outro tipo de negócio. Assim sendo, o marketing de conteúdo é um poderoso aliado para estabelecer a conexão entre clientes e a sua imobiliária. Use-o ao máximo, aproveitando todos os benefícios que ele oferece.