O Facebook tornou-se um ótimo ambiente virtual para quem trabalha com vendas de qualquer tipo de coisa, inclusive imóveis. Com novos perfis de usuários surgindo todos os dias e os vários grupos, essa rede social virou um espaço perfeito para o Marketing da imobiliária.
Contudo, exatamente pelo grande volume de anúncios, a plataforma criou uma parte especialmente para quem quer fazer negócios: é o Marketplace. Ele pode ser acessado por contas pessoais e comerciais e permite anúncios pagos e gratuitos atingindo a vários públicos.
No Marketplace é possível ver anúncios de absolutamente todos os tipos e os imóveis não ficam de fora: escrevendo “sobrados”, “apartamentos”, “casas térreas” e outros tipos de imóveis, podem-se ver anúncios de todas as partes do país e de fora também, de acordo com o uso de filtros.
Por causa da facilidade para anunciar e do grande alcance, o Marketplace do Facebook tem sido muito usado pelas imobiliárias em associação com o seu site oficial. Fazendo assim, com que muitas pessoas possam ver os imóveis cadastrados e entrar em contato com os corretores.
Se a sua imobiliária ainda não faz uso dessa ferramenta de vendas do Facebook, saiba que o seu volume de vendas e locações, por exemplo, pode estar aquém do potencial que seu empreendimento tem. Entenda aqui como aliar essa ferramenta ao seu site.
Marketplace para empresas
Como dito, o Marketplace do Facebook pode ser acessado por contas pessoais e comerciais; no entanto, a rede social está criando uma versão dessa plataforma de vendas apenas para as empresas, garantindo assim mais opções de Marketing e configurações diferenciadas.
No Brasil, o Facebook está liberando essa plataforma de modo gradual: por isso, algumas empresas podem descobrir que ainda estão vetadas e não podem se cadastrar para as vendas. No entanto, todos os empreendedores do Brasil poderão anunciar seus produtos e serviços em breve, incluindo as imobiliárias.
Para usar o Marketplace do Facebook, é preciso que a sua imobiliária tenha uma conta comercial (uma página) e que, à esquerda, selecione a opção “Marketplace”, inserindo as informações sobre os imóveis disponíveis para venda ou locação.
Como acontece em todas as plataformas de vendas, é muito importante que se escolham boas fotos e que informações como o valor do imóvel estejam bem claras. Ainda que o Marketplace do Facebook para empresas esteja sendo liberado aos poucos, a sua imobiliária pode fazer uso da versão simples do Marketplace hoje mesmo.
Uma observação válida é que a versão da plataforma de vendas apenas para empresas pode ser paga. Contudo, ainda não há previsão se o pagamento é mensal ou se é baseado na divulgação do post.
Como associar o site da imobiliária ao Marketplace do Facebook
No Marketing eficiente, quanto mais lugares exibirem o anúncio do imóvel, mais chances de locação e venda. Por isso, é muito bom associar o mesmo anúncio do Marketplace do Facebook ao site da sua imobiliária.
Afinal, uma pessoa que viu o anúncio de um apartamento no Marketplace e chegou ao site da imobiliária pode ver muito mais opções de imóveis e se interessar por um deles. Aliar o Marketplace ao site é uma das estratégias de inteligência de mercado que mais geram resultados.
Como fazer essa associação entre a plataforma e seu site:
- Crie o anúncio do imóvel no Marketplace do Facebook;
- Lembre-se de fazer isso usando a página da imobiliária e não a sua página pessoal;
- Lembre-se também de selecionar a categoria “Imóvel” na hora de configurar o anúncio;
- Insira as informações relevantes e as fotos;
- Na descrição, coloque o link do anúncio do mesmo imóvel no site oficial da imobiliária.
Pronto: o internauta que visualizar o anúncio do imóvel no Marketplace do Facebook também terá a opção de ir ao site da sua imobiliária e conhecer mais dos outros imóveis em exposição. Se desejar, esse internauta poderá pedir mais detalhes diretamente no site em vez de usar o inbox do Facebook, já que muita gente não gosta de utilizar o Messenger.
Uma dica ao aliar o site da imobiliária ao Marketplace do Facebook é ter certeza de que o link do site e da plataforma da rede social é do mesmo imóvel. É bem desagradável quando o internauta interessado em um imóvel específico, por exemplo, clica no link e vê um imóvel completamente diferente.
O Marketplace do Facebook gera mesmo vendas e locações?
Quem está habituado a anunciar imóveis em grupos do Facebook pode ficar ligeiramente receoso com o Marketplace, até porque esse é um espaço da rede social que muitos usuários ainda desconhecem. Uma grande parcela dessas pessoas só vê o nome “Marketplace” quando está finalizando um anúncio em um grupo e deseja compartilhá-lo com mais lugares.
Mesmo assim, vale a pena associar o site da sua imobiliária ao Marketplace do Facebook porque ele está em crescimento. Aos poucos, mais pessoas estão criando o hábito de acessar essa área da rede social para procurar por produtos e serviços nas regiões mais próximas de onde elas estão.
O desenvolvimento do Marketplace e o ganho da confiança dos internautas ficam exemplificados com a criação da versão só para empresas. Além disso, empreendedores que têm usado essa parte de vendas do Facebook conseguem vários clientes.
Mais um motivo para apostar nessa forma de vender pelo Facebook, além de por usar o aplicativo para gerenciar os imóveis anunciados, responder aos usuários interessados, alterar fotos, agendar visitações e marcar os imóveis já vendidos/alugados.
Caso precise de ajuda para configurar essa estratégia, entre em contato como um de nossos especialistas em social mídia. Será um prazer ajudá-lo.