A concorrência no ramo imobiliário é bem grande e não é à toa que acompanhar de perto o alcance do seu próprio estabelecimento é indispensável. Essa informação ajuda muito a compreender quais os tipos de imóveis as pessoas estão procurando mais e, principalmente, se os anúncios feitos pela sua imobiliária estão, de fato, chegando ao público e sendo compreendidos por ele.
O Google Analytics é exatamente o que você precisa para ter todos esses dados separados por período. Como o nome sugere, a ferramenta permite fazer análises do alcance de cada anúncio e os resultados de todas as páginas do site da sua imobiliária, mostrando se o mercado consumidor está mesmo sendo atingido e como isso está acontecendo.
Criada pelo Google, ela pode ser contratada virtualmente e, apesar de ser um serviço gratuito, sua imobiliária terá acesso a todas as informações relevantes sobre o trafego do seu site e como os usuários se relacionam com a sua página, permitindo a sua imobiliária ter informações super valiosas, não só para a tomada de decisão estratégica de campanhas, mas como melhorias que podem ser feitas no site com um todo, com base nessas informações.
Outro incentivo para que você inclua o Analytics em seu site é que ele é simples de compreender. No começo, é normal certa confusão referente a todos os índices mostrados, mas logo você começará a entender melhor os resultados de Marketing digital da sua imobiliária, além de ter muito conteúdo gratuito na internet sobre o assunto.
Por que sua imobiliária deve usar o Google Analytics?
Pode-se mencionar uma série de razões para que a sua imobiliária utilize o Google Analytics, como a possibilidade de entender melhor o público da imobiliária. Um exemplo: por meio da área “Comportamento”, é possível descobrir o que os usuários mais fazem no seu site, o número de pessoas que solicitam informações sobre apartamentos ou sobre casas para alugar por temporada.
É claro que o dado acima mostrará de forma bem clara os imóveis que mais incentivam o engajamento dos clientes. O Google Analytics também informa até mesmo de onde são os acessos ao site da sua imobiliária. Por exemplo: se ela atende o Estado de São Paulo, você poderá visualizar se a maior parte dos potenciais clientes está na capital, no litoral, na região metropolitana e até cidades específicas.
Dicas para usar o Google Analytics na sua imobiliária
Como se nota, o Google Analytics tem muito a oferecer à sua imobiliária, mas você precisa saber como usar a ferramenta para utilizar ao máximo as informações que ela fornece. Portanto, internalizar as dicas a seguir, fará com que você encontre muito mais oportunidades relevantes nas análises para melhorar o desempenho da sua imobiliária.
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Se você usa Google Adwords, relacione os dois cadastros
O Google Adwords é outro serviço que ajudará a sua imobiliária na parte de Marketing digital. Com ele, você poderá colocar o site da sua empresa em posições muito melhores na pesquisa do Google quando alguém pesquisar por imóveis na sua região, assegurando mais acessos e mais possibilidades de fechar vendas e locações de imóveis. Esse tema é muito importante para você alavancar os resultados da sua imobiliária, tendo em vista que os resultados são superiores aos dos portais como: Zap imóveis, Viva Real, Imovelweb entre outros e para isso criamos um conteúdo exclusivo para lhe apresentar isso, que pode ser acessado no link abaixo: Como o Google Ads pode ajudar a sua imobiliária a vender mais
Se você conectar o Google Adwords e o Analytics, ficará bem mais fácil averiguar a eficiência dos anúncios feitos. Isso mostrará de modo claro se vale a pena continuar com esse tipo de anúncio ou se é melhor adotar outras táticas.
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Não deixe de acompanhar as conversões
Quando se fala em conversão no Marketing digital imobiliário, podemos dizer que se refere a quantas vezes uma pessoa chegou ao site da sua imobiliária e acabou preenchendo um formulário de contato, encaminhando um e-mail para uma visita em um imóvel especifico ou até mesmo quando um usuário entre em contato via ligação telefônica, nesse último é a melhor conversão para o mercado imobiliário, pois mostra que o possível cliente está mais interessado e mais perto do momento da compra.
É claro que o desejo de todo empreendedor é que muita gente acesse o seu site e que todo mundo que faz isso acabe se identificando e tornando-se cliente. O Google Analytics mostra quantas vezes isso acontece e é fundamental ficar de olho nessas conversões.
Se existe um número bom de acessos ao site da sua imobiliária, mas há poucas captações, locações ou vendas, pode ter alguma coisa errada com o layout do site, pode faltar informações ou os preços podem estar impraticáveis. Devido a tudo isso, é bom reforçar: Usar o Google Analytics não é ficar de olho somente nas análises de conversões é usa-lo para avaliar o todo e ter em mente que uma coisa leva a outra.
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Estudar o Google Analytics
Essa é uma dica para quem é iniciante nessa ferramenta: se é a primeira vez que a sua imobiliária vai se cadastrar no Analytics, é muito interessante ler todas as informações fornecidas pelo Google, procurar por tutoriais e gastar um tempo entendendo de modo profundo como essa ferramenta funciona.
Como falado, não é difícil usar o Analytics, mas é claro que você precisará de tempo para ficar mais à vontade e interpretar melhor as informações. Se outros funcionários da sua imobiliária também serão responsáveis por acompanhar as análises, eles devem dedicar tempo para entendê-las, assim como você.
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Acesse o Google Analytics todos os dias
O período de 24h basta para que haja mudanças significativas nas análises da sua imobiliária e, por isso, não deixe de acessar as informações diariamente, inclusive verificando a TAG de acompanhamento, que será explicada abaixo.
Como utilizar o serviço
Com todas as dicas absorvidas, agora você já pode fazer o cadastro e começar a desfrutar do Analytics. Para isso:
- Faça uma conta no Google: É só acessar um navegador de sua preferência e inserir as informações do seu negócio;
- Uma das opções de serviços será o Analytics;
- Crie um login de acesso;
- Quando você tiver acesso a sua TAG de acompanhamento, você precisará incluir esse código em seu site para que o Google Analytics possa funcionar e fornecer as métricas e informações sobre o site da sua imobiliária, para isso você tem duas maneiras de instalar: Uma é através do Google Tag Manager outro produto do Google que ajuda pessoas que não tem muito conhecimento de programação instalar códigos no site de maneira mais simples e outra forma é: Solicitar para o suporte da imobiliária quando ela tiver, para que ajude com a instalação manual diretamente no Head do site ou procurar ajuda de um programador.
Caso você precise de ajuda, entre em contato com um especialista da 99web em Google Analytics que daremos todo o suporte para sua imobiliária desfrutar dessa excelente ferramenta de análise de dados e informações sobre o site da sua imobiliária.